Golpe do boleto falso exige atenção dos empresários
- nilzamuller1503
- 23 de fev. de 2023
- 1 min de leitura

Ainda hoje muitas empresas continuam usando o boleto como uma alternativa de cobrança de seus produtos ou serviços. Apesar de ser um método prático, é comum que o boleto seja usado por criminosos para aplicação de golpes, por isso exige atenção dos empresários.
O golpe é bem simples e funciona por meio da criação de documentos falsos para que sejam pagos como se fossem verdadeiros. O boleto falso utiliza as mesmas informações do verdadeiro, com uma única alteração: os dados da linha numérica. O intuito dos fraudadores é que o valor pago seja enviado para uma outra conta e até mesmo outro banco.
Os boletos podem ser adulterados na origem, ou seja, no computador do emitente. Isso significa que o boleto já é enviado ao destinatário de maneira adulterada.
Por outro lado, o boleto pode ser adulterado no computador de destino, por meio de um programa que modifica os dados do boleto. Neste caso, ele recebe o boleto verdadeiro, mas o documento é modificado em seu próprio PC sem que ele perceba.
Para evitar a ação dos golpistas, algumas medidas básicas de segurança precisam ser tomadas, como, por exemplo, manter um antivírus atualizado e utilizar softwares licenciados.
Além disso, verificar os dados do beneficiário, independentemente do canal utilizado para pagamento do boleto, é uma boa dica para não cair nesse tipo de golpe.
Fique atento a essas dicas e evite prejuízos!
Comments